Podcast explica como profissionais de saúde podem auxiliar na saúde mental de gestantes

A pesquisadora Lou Muniz Atem, da Faculdade de Saúde Pública da USP, discute o tema no episódio 35 do podcast “Saúde É Pública”

 05/12/2022 - Publicado há 1 ano
Podcast aborda momento delicado da gestação e pós-parto e como tudo isso se relaciona com os serviços de saúde e o apoio familiar. – Foto: EBC/Agência Brasil

.
As diversas transformações que ocorrem na gestação e no pós-parto configuram um momento complicado, em que toda a atenção é necessária. Mas será que os serviços de saúde e os profissionais da área estão realmente preparados para dar suporte em todos os desafios colocados às mães e seus bebês nessa fase única e primordial? E de que forma essas mudanças impactam a vida da mulher e da família?

No 35º episódio do Saúde É Pública, a pesquisadora Lou Muniz Atem discute esse tema, tendo por base sua tese de doutorado Cuidados e atenção à saúde mental no pré e pós-parto: Representações de mães acerca da maternidade em UBS de São Paulo, recém-defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Para a autora, o tema é de grande relevância para a saúde pública, devido aos impactos físicos e psíquicos que uma atenção inadequada pode gerar tanto para a mãe quanto para o bebê. Na entrevista, ela aborda questões como o chamado baby blues (condição de tristeza após o nascimento do bebê), a depressão pós-parto e como tudo isso se relaciona com os serviços de saúde e o apoio familiar.

Para seu estudo de campo, Lou entrevistou oito puérperas voluntárias de uma unidade de saúde da Zona Oeste de São Paulo, em diferentes estágios de gravidez. Ela realizou também uma entrevista em grupo com profissionais da Unidade de Atenção Básica de Saúde Prof. Dr. José de Barros Magaldi.

Para saber mais sobre a pesquisa, ouça o novo episódio de Saúde é Pública, disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da FSP/USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.