Empresa com DNA USP é premiada por trabalho com produtos de abelhas sem ferrão

Criada por ex-alunas da USP, Heborá recebeu o Prêmio Automação 2022 por digital link na embalagem, que disponibiliza conteúdos on-line sobre biodiversidade brasileira e preservação do meio ambiente

 07/12/2022 - Publicado há 1 ano
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Heborá, empreendimento feminino com foco no processamento de produtos de abelhas – Foto: Divulgação/Heborá

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O empreendimento feminino Heborá, desenvolvido por ex-alunas da USP, recebeu o Troféu Hárpia no Prêmio Automação GS1 2022, que incentiva empresas referências em inovação, gestão e criatividade. A empresa é formada por Elaine da Cunha, Thais Guaratini, Juliana Feres e Mariana Feres.

A Heborá foi premiada pela inovação nas embalagens dos produtos, que passou a conter um digital link, por meio de um QR Code, com conteúdos on-line sobre biodiversidade brasileira, preservação do meio ambiente, educação ambiental e importância das abelhas para a flora. Além disso, a empresa também possui diferentes atuações de conservação da natureza e desenvolvimento social, no quesito empreendedorismo feminino.

A empresa é fruto do programa USP Inovação e está hospedada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, localizado no campus da USP em Ribeirão Preto. O empreendimento atua no processamento de produtos de abelhas brasileiras sem ferrão, com foco na produção e processamento de mel, própolis e cera, agregando valor aos produtos da meliponicultura com suplementos alimentares e biocosméticos.

Thais Guaratini Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Thais Guaratini, doutora em bioquímica pelo Instituto de Química da USP e sócia da Heborá, o papel da empresa passa por um trabalho de “transferência de tecnologia e conhecimento para desenvolvimento de produtos de excelência e pioneiros no uso da biodiversidade brasileira, agregando valor na indústria cosmética e alimentícia, impactando o meio ambiente e a sociedade, em um ciclo social e ecológico muito positivo”.

Além da inovação, Thais afirma que a Heborá atua na “regeneração e preservação do meio ambiente, com o lema ‘Cuida de dentro, cuida de fora’, já que a empresa busca cuidar da saúde integral do ser humano e do nosso ecossistema”. Este trabalho alinha perspectivas científicas no caminho do autocuidado, saúde e beleza, afirma a sócia.

Clique no player para ouvir a entrevista de Thais Guaratini à Rádio USP

Com o uso do mel como matéria-prima do produtos, a Heborá, com o digital link, traz conteúdos direcionados ao processo de polinização e importância das abelhas. Segundo Thais, “o cuidado pelas colmeias naturais e a construção de novas colmeias, realizados pela empresa, aumenta a população das abelhas e aumenta a polinização, impactando diretamente na sustentabilidade ambiental”.

Para o futuro, Thais acredita que a Heborá possui “boas perspectivas de crescimento no mercado, para agregar cada vez mais ciência e direcionar o desenvolvimento de novos produtos, além de compartilhar e disseminar os propósitos da empresa”. 

Mais informações com a pesquisadora no e-mail thais@iq.usp.br


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