Conferência vai reunir propostas para melhorar bem-estar e saúde mental da comunidade acadêmica

Evento será nos dias 4 e 5 de novembro e traz debates e sugestões públicas para valorizar a saúde mental e o bem-estar de toda a comunidade uspiana

20/10/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Freepik

No dias 4 e 5 de novembro, o Conselho Gestor, parceria com a Prefeitura do Campus, as unidades de ensino e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) realizam a Conferência de Bem-Estar e Saúde Mental do Campus Ribeirão Preto da USP, com o objetivo de levantar e propor demandas, aprimoramentos, fortalecimento e articulação de políticas e estruturas voltadas à saúde mental e ao bem-estar da comunidade acadêmica uspiana. O evento dá continuidade à Conferência Preparatória, realizada no dia 24 de setembro, que levantou 123 sugestões iniciais para debate e aprofundamento sobre o tema. Você pode conferir as propostas neste link.

Além dessas sugestões, também está aberta uma consulta pública para complementar as propostas iniciais apresentadas na Conferência Preparatória. Críticas, sugestões e novas ideias podem ser feitas por meio deste formulário até o dia 3 de novembro.

Todas as atividades serão na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. As inscrições podem ser feitas neste formulário.

Programação

A abertura do evento está marcada para o dia 4 de novembro, a partir das 19h, com a mesa-redonda Bem-estar e Saúde Mental na Vida Universitária: Uma Utopia Possível?”, que também conta com transmissão ao vivo pelo YouTube.

No dia 5, a partir das 8h, grupos temáticos, com base nas propostas discutidas na Conferência Preparatória e na consulta pública, serão formados para apresentação de novas ideias e debate das propostas. Na sequência, a partir das 14h, os participantes se reunirão em sessão plenária para discutir e aprovar as propostas encaminhadas pelos grupos temáticos.

O objetivo é construir um documento que será encaminhado aos órgãos competentes do campus e da Universidade, para que medidas sejam adotadas em prol do bem-estar e saúde mental da comunidade acadêmica.