Estudantes devem se preparar para novidades na Fuvest

Renato Freire lembra que qualquer informação falsa e que viole as normas poderá desclassificar o candidato

03/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 06/08/2018 as 9:34

jorusp

Logo da Rádio USP

Os interessados em concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da USP pela Fuvest já podem se programar. O Manual do Candidato 2019 já está disponível com todas as datas e informações relevantes para os candidatos. Neste ano, o exame contará com muitas novidades e quem esclarece é o professor Renato Freire, do Instituto de Química da USP e diretor-executivo da Fuvest.

Com as ações afirmativas para estudantes oriundos de escolas públicas e que são pretos, pardos ou indígenas, os candidatos apenas concorrerão com pessoas de sua modalidade, o que provavelmente levará a até três notas de corte para mesma carreira, dependendo da demanda. Por essa razão, é preciso ficar atento na hora da inscrição e conferir os dados disponíveis de sua carreira no Manual. O professor lembra que qualquer informação falsa e que viole as normas do vestibular poderá desclassificar o candidato, mesmo este sendo convocado.

Uma das grandes novidades desta edição será o sistema de reconhecimento facial. Portanto, Freire alerta que como já acontece com os dispositivos eletrônicos, gorros, chapéus e outros itens semelhantes não poderão ser utilizados durante a realização da prova.

Para segunda fase do vestibular, serão convocados 4 candidatos por vaga, antes eram 3. Este processo contará com apenas dois dias, eliminando a tradicional prova de conhecimentos gerais. Dessa forma, o diretor aconselha os candidatos foquem nas disciplinas que possuem mais relação com a carreira pretendida. Para o Renato Freire, manter a calma é essencial para um bom desempenho.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Ouça, no link acima, a íntegra da entrevista.