Banda recifense Mundo Livre S/A é destaque do “Express Cultura” desta sexta-feira (21/7)

Grupo celebra os 30 anos do manguebeat com apresentação no Armazém Baixada, neste sábado (22/7)

 21/07/2023 - Publicado há 10 meses
Por
A banda recifense Mundo Livre S/A se apresenta em Ribeirão Preto neste sábado, no Armazém Baixada – Foto: Cristiano Bivar/Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta sexta-feira, (21/7), traz como destaque o show da banda recifense Mundo Livre S/A, que já tem quase 40 anos de estrada e vai apresentar um repertório repleto de Chico Science & Nação Zumbi, em homenagem aos 30 anos do manguebeat. A abertura fica por conta do grupo Benza, também de Pernambuco. A casa abre às 22h e o show de abertura é às 23h. Os ingressos estão à venda neste link, por R$ 35,00. O Armazém fica na Rua Duque de Caxias, 141, no Centro.

O destaque das quermesses neste fim de semana é o 13º Arraiá Viva Ribeirão. De sexta, a partir das 19h, até domingo, o evento traz diversas atrações musicais e culturais no estacionamento do Teatro Municipal, sempre com entrada gratuita. No sábado e no domingo, as festividades começam mais cedo, às 12h. O estacionamento do Teatro Municipal fica no Morro de São Bento. Para fechar a programação, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus encerra, neste sábado, sua tradicional quermesse. A festa começa às 19h e também tem entrada grátis. O endereço é Rua Mathias Gonçalves, 400, no Jardim Presidente Dutra I.

O Festival Choro da Casa chega aos últimos dias neste fim de semana. Nesta sexta, o evento promove uma palestra com o Barão do Pandeiro, às 14h, na Biblioteca Sinhá Junqueira. Em seguida, no Teatro Minaz, tem bate-papo com o pianista, compositor e arranjador André Mehmari, às 16h30. Às 19h, tem apresentação do Quarteto Súbito na Praça Sete de Setembro, no Centro da cidade. No Centro Cultural Palace, a apresentação fica por conta de Ale Ribeiro e Grupo, às 20h. Por fim, no Bar do Chorinho, tem Roda de Choro do Projeto Choro da Casa, às 23h.

Estreia no Teatro do Sesi, às 20h, o musical Carmen, A Grande Pequena Notável, da Arte Produções Artísticas em parceria com a Companhia da Revista. O espetáculo conta a trajetória da histórica cantora Carmen Miranda, desde sua chegada ao Brasil, ainda jovem, até o estrelato. Além desta sexta, a peça volta a acontecer amanhã, também às 20h, e no domingo, às 19h. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita. O Teatro do Sesi fica na Rua João Ignacchitti, 20.

O Sesc de Ribeirão Preto exibe nesta sexta, pela primeira vez no Brasil, o premiado documentário Maurina – O Outono que Não Acabou, dirigido por Gabriel Mendeleh. Produzido aqui em Ribeirão, o longa conta a história de madre Maurina, presa em 1969 e extraditada para o México, a partir de relatos de ex-presos, políticos e religiosos que viveram a ditadura militar brasileira. A exibição do filme é às 19h30, com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos, no auditório do Sesc.

Além do lançamento do documentário, o espaço também tem uma programação voltada para as crianças, comandada pela Companhia Cantavento. Nesta sexta, às 14 e às 16h, o grupo realiza a Oficina Brincantorias: Música para as Famílias. O projeto utiliza cantos, percussão corporal e brincadeiras cantadas para promover a investigação de elementos sonoros. A entrada é livre para todos os públicos, grátis e o evento acontece na área de convivência. São 30 vagas disponíveis, com retirada de senhas a partir de meia-hora antes da oficina. No sábado, o grupo retorna ao Sesc e apresenta o espetáculo Brincantorias também no espaço de convivência, com improvisos coletivos, trava-línguas e cantos de roda da cultura popular brasileira e de outros cantos do mundo, a partir das 16h. A entrada no evento também é gratuita e livre para todos os públicos. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

A cantora e compositora ribeirão-pretana Katarin lança, neste sábado, às 19h, seu primeiro single, Frame-a-Frame, no evento de inauguração da sede da produtora Oficina Corisco, que também auxiliou no processo de gravação da canção de forma independente. Além da faixa, o espaço também vai exibir o videoclipe da artista. O objetivo da Oficina Corisco é reunir e produzir artistas independentes de Ribeirão Preto. O evento de abertura da Corisco tem entrada gratuita. O endereço é Rua Appa, 1.397, no Monte Alegre.

No domingo, o Museu Casa de Portinari encerra sua semana de oficina de artes em artesanato que faz parte do projeto Férias no Museu. Esses encontros buscam estimular a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria prima, tendo as mãos como principal ferramenta de trabalho. Nesta sexta, serão feitas ponteiras de lápis com EVA. No sábado, é dia de produzir bonecos de fantoche. Já no domingo, último dia, quem comparecer terá a oportunidade de fazer pintura em gesso. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita. A oficina acontece todos os dias, das 14h30 às 16h. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

Também chega ao fim neste domingo, mas em Ribeirão Preto, a exposição Um Olhar Sobre as Mulheres Sul-Americanas, no Centro Cultural Quintino Facci II. Na mostra, a fotógrafa ribeirão-pretana Sté Frateschi propõe uma reflexão sobre quem são as mulheres do Brasil, Bolívia e Peru, e como nos identificamos com elas. A entrada é grátis e livre para todos os públicos. A visitação ocorre das 8 às 17h. O Centro Cultural Quintino Facci II fica na Rua Ernesto Petersen, 36.

No Teatro Santarosa, como tem acontecido ao longo de todo o mês de julho, domingo é dia do projeto Palco Brincante, com apresentações organizadas pela Companhia Santarosa e voltadas ao público infantil. Neste fim de semana é a vez do espetáculo O Pequeno Circo da Família Silva, com muito equilibrismo, números de malabarismo e palhaçaria. A apresentação começa às 16h, com classificação indicativa livre e entrada a 1 kg de alimento não perecível. O Teatro Santarosa fica na Praça Rotary Club, 325, na City Ribeirão.

*Sob orientação de Gabriel Mendeleh

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.