Feira do Livro de Morro Agudo é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (13/9)

As atividades da Feira do Livro de Morro Agudo começam hoje e continuam até este sábado

13/09/2023 - Publicado há 8 meses
Cantora Ana Cañas é um dos destaques da Feira do Livro de Morro Agudo – Foto de divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (13/9) traz como destaque a segunda edição da Feira do Livro de Morro Agudo, cidade da região metropolitana de Ribeirão Preto. O evento vai até sábado, dia 16, e é promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura de Morro Agudo. A programação é diversificada, com shows, palestras, contação de histórias e encontro com autores. A Feira do Livro começa nesta quarta-feira, com a cerimônia de abertura, às 20h, no palco principal, e logo depois tem show de Ana Cañas, cantando Belchior.

As atividades da Feira do Livro de Morro Agudo são gratuitas, e acontecem majoritariamente em dois pontos: o palco principal, que fica na Praça Matriz, na Rua Inácio Franco, e no Auditório Euclides Borges da Silva, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri, na Avenida São José, 1615.

Nesta quarta-feira, tem show da banda Pink Floyd Dream, para celebrar os 50 anos de lançamento do álbum The Dark Side of The Moon, do Pink Floyd. O álbum é o oitavo da banda. Ele marca uma nova fase do Pink Floyd com letras mais pessoais retratando temas como cobiça, doença mental e envelhecimento, temas inspirados em Syd Barret, ex-integrante da banda que saiu por problemas de saúde mental. Já o Pink Floyd Dream foi criado em 2010 e seus integrantes são músicos, fãs e intérpretes. Hoje, eles executam as faixas do álbum durante a exibição do filme O Mágico de Oz, de Victor Fleming, estrelado por Judy Garland. A apresentação será às 20h, no Teatro Municipal, na Via São Bento, nos Campos Elíseos. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

Você também pode visitar a exposição Metamorfose, no Instituto Figueiredo Ferraz. Com curadoria de Lorenzo Mammi, a exposição é um conjunto de obras de arte que modificam a percepção comum de formas ou figuras para gerar novas experiências. O ponto de partida são quatro trabalhos referenciais da coleção: 2×2, de Fábio Miguez, Sem título, de Iole de Freitas, Metade da fala do chão – piano surdo, de Tatiana Blass, e Seção Diagonal-versão 2, de Marcius Galan; cada um privilegiando um procedimento específico, a fragmentação, a deformação, o estranhamento e a alteração pela cor. Com obras de vários artistas, a mostra gratuita e aberta a todos os públicos pode ser vista até dezembro, no Instituto Figueiredo Ferraz, na Rua Maestro Ignácio Stábile, 200, no Alto da Boa Vista, com horário de funcionamento de terça-feira aos sábados, das 14h às 18h.

Na Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, vai acontecer a reunião mensal do Sarau Grupo de Médicos Escritores e Amigos, um evento para estimular a criatividade e a expressão artística. A atividade, gratuita e aberta ao público, promete uma noite de poesia, prosa, música e performances. O evento é às 20h, na sede da fundação, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América.

Além do sarau, nesta quarta-feira, a Fundação do Livro promove bate-papo sobre finanças. A Economia Criativa tem como objetivo promover um diálogo para a construção de políticas públicas. O bate-papo será às 18h30, no Palácio do Rio Branco, na Rua Visconde do Rio Branco, 943. O evento é gratuito.

O filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2024, que será no dia 10 de março, na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema, na manhã desta terça-feira. O longa está em exibição na Casa das Belas Artes, nas sessões das 14h e das 19h. O filme, com classificação indicativa de 12 anos, retrata a cidade de Recife. Reunindo imagens de arquivo, fotografias e vários outros registros, durante uma hora e meia, o longa explora a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam seus comportamentos. Os ingressos para as duas sessões custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada, lembrando que a Casa Belas Artes só aceita pagamento em dinheiro. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Para as dicas de bares com música ao vivo, no Terraço Pizza Bar, a artista Gika Bacci toca rock dos anos 90, com couvert a R$ 6,50. Ela apresenta covers de músicas de sucesso de bandas como Oasis, Foo Fighters, Legião Urbana e Nirvana. O Terraço fica na Rua Américo Brasiliense, 1565, e abre às 17h30.

*Estagiária, com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.