Público aprende sobre anatomia em exposição sobre o corpo humano na USP em Ribeirão Preto

Atividades serão neste final de semana na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP; vagas são limitadas

 17/05/2023 - Publicado há 12 meses
Por
Evento quer conscientizar da importância da doação de órgãos para o ensino e a pesquisa – Foto: Freepik

.
Nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 19, 20 e 21 de maio, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove eventos voltados para a conscientização da importância da doação de corpos para o ensino e a pesquisa. Entre as atividades estão: o
Workshop: Doação de Corpos para o Ensino, apresentação do projeto Anatomia Para Todos e a 1ª exposição do Museu de Anatomia da FMRP. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. 

A utilização de corpos no estudo da anatomia humana é fundamental para o ensino, pesquisa e extensão. Mesmo com novas tecnologias que auxiliam na formação de profissionais da saúde, o estudo utilizando peças anatômicas traz uma proximidade necessária do aluno com o corpo humano, permitindo o conhecimento de variações anatômicas e o entendimento global dos sistemas e suas relações. 

Para o professor Luís Fernando Tirapelli do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP e um dos coordenadores do evento, esse primeiro Museu de Anatomia será muito importante como parte de um programa de captação de corpos em vida, com o objetivo de permitir aos alunos a oportunidade de aprender anatomia em peças anatômicas reais e não em modelos somente. 

O museu também será porta para os alunos da FMRP dissecarem as peças que serão apresentadas na exposição. “Com isso, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma detalhada e intensa a anatomia do corpo humano”, aponta o professor. Ainda segundo ele, é importante ressaltar que as peças anatômicas também são utilizadas para o treinamento de técnicas cirúrgicas pelos residentes do curso de Medicina e para pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação. 

O primeiro museu, diz o professor, também permitirá conscientizar a população dessa importância, e será um passo inicial para darmos a oportunidade a toda a população de Ribeirão Preto e região de estar em contato com peças anatômicas e, com isso, conhecer a anatomia do corpo humano. “A partir disso as pessoas poderão conhecer as estruturas que formam o nosso corpo e também poderão perguntar a respeito das curiosidades do corpo humano”, diz Tirapelli. 

Programação

Dia 19 de maio (sexta-feira), das 14h às 18h – Workshop: Doação de Corpos para o Ensino
São 120 vagas presenciais e 250 vagas on-line. Neste evento, serão apresentadas palestras de diversos professores da instituição falando sobre a importância do Programa de Doação de Corpos na FMRP e aspectos éticos nessa prática. O workshop também contará com a presença da professora Andrea Oxley da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – RS. Será no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) do Hospital das Clínicas da FMRP.

Dia 20 de maio (sábado), das 14h às 18h – Apresentação do Projeto Anatomia para Todos e a exposição Museu de Anatomia da FMRP
Neste dia, a apresentação do projeto será no Anfiteatro da Bioquímica e a exposição no saguão de entrada do Prédio Central da FMRP, onde será feita uma breve exposição de peças anatômicas do acervo do Museu da Anatomia. Disponibilidade de 100 vagas.

Dia 21 de maio (domingo), das 8h às 18h – Exposição Museu de Anatomia da FMRP
No saguão de entrada do Prédio Central da FMRP. 

Para mais informações: (16) 3315-3305 ou no Instagram anatomia.fmrp.usp. 

.

Ouça no player abaixo entrevista do professor Luís Fernando Tirapelli à Rádio USP

Logo da Rádio USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.