Tuberculose é prevenida com vacina

Vacina que previne a doença se chama BCG, e consiste em aumentar a imunidade do corpo

 12/11/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

No primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana, o assunto é a prevenção da tuberculose com a vacina BCG. A vacina se encarrega de aumentar a imunidade do corpo humano contra a bactéria causadora da doença. Ela é aplicada no primeiro mês de vida e ainda é capaz de prevenir doenças mais graves. Contudo, crianças soropositivas não devem receber vacinas.

Vale ressaltar que a tuberculose só é transmitida quando agravada; por isso, quanto mais cedo o diagnóstico é dado menores são as chances de complicações. Má alimentação, tabagismo e o uso de drogas aumentam o risco de contrair a doença.    

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.