Tontura não é doença, é sintoma e acomete 30% da população mundial

A tontura pode estar atrelada a problemas causados por disfunções metabólicas e também por erros alimentares, segundo a especialista Camila de Giacomo Carneiro

 12/05/2023 - Publicado há 12 meses
Prevenção da tontura depende do diagnóstico correto e individualizado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Logo da Rádio USP

Boa parte das pessoas é acometida pela tontura em algum momento da vida. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 30% da população mundial tem ou já teve esse sintoma. A falsa sensação de movimento, percepção de desmaio, perda de equilíbrio, cabeça pesada ou a sensação de flutuação podem ser alguns sinais da tontura, mas não indicam necessariamente uma doença. 

Camila de Giacomo Carneiro – Foto: Arquivo Pessoal

A professora Camila de Giacomo Carneiro, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, afirma que várias sensações podem ser englobadas no termo tontura. “Sendo assim, ela é sintoma de uma doença ou de alguma disfunção, e não uma doença em si. Existem várias condições que podem causar tontura e o ideal é que essas condições sejam avaliadas por um médico”, complementa. 

Um estudo realizado em 2012 pela Faculdade de Medicina da USP indica que cerca de 43% da população paulistana tem o sintoma de forma recorrente, com quase metade dos casos descritos em pessoas de meia-idade na faixa de 46 a 55 anos e cerca de 44% em idosos, sendo as mulheres as mais afetadas. 

“A descrição dada pelos pacientes varia muito, eles podem descrever como uma sensação alterada de equilíbrio e posicionamento, como uma ilusão de movimento, sintomas perturbadores, alguns tipos acompanhados de náuseas e vômitos”, descreve Camila. 

Tontura ou labirintite? 

Nem um, nem outro. Ao contrário do que se pensa, a tontura e a labirintite são termos distintos, que não estão diretamente associados. “De fato, a maior associação que se faz com a tontura é a labirintite. Nem toda tontura é labirintite, e a labirintite é um termo errado para se descrever a tontura, porque existem várias doenças do labirinto e a labirintite, inclusive, nem é a mais comum”, explica a professora. 

Em termos gerais de saúde, como explica a especialista, a tontura pode estar atrelada a disfunções metabólicas e a erros alimentares. Dessa forma, aderir a uma vida mais saudável, juntamente com uma alimentação balanceada, evitando o consumo de certos alimentos ricos em estimulantes e carboidratos são algumas orientações prescritas por Camila. 

“Para prevenir a tontura não existe uma medida específica. O ideal é saber se ela é causada por algum problema mais simples ou alguma doença. As medidas de prevenção estão associadas ao correto diagnóstico”, aponta. 

Tratamento

Antes de iniciar o tratamento, é necessário entender o que está causando a tontura. Segundo a professora, isso varia bastante, já que cada caso possui uma particularidade. “O tratamento deve ser feito e orientado por um médico após um diagnóstico correto e individualizado. Ele pode incluir mudanças comportamentais, medicamentos, reabilitação do equilíbrio, entre outros”, descreve Camila. 

Para ela, é fundamental a busca por um diagnóstico adequado na recorrência do sintoma para que o quadro do paciente não se agrave e traga riscos de queda e piora da qualidade de vida. “Especialmente na população idosa, devemos ficar atentos e cuidar para que esse sintoma não se torne recorrente”, alerta. 

Por Eduardo Nazaré e Susanna Nazar


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.