Tímpano artificialmente criado é indicado para lesões que necessitam reconstrução

Composto de proteínas dos casulos do bicho da seda e plástico biodegradável, o tímpano foi desenvolvido por cientistas de Dresden, na Alemanha

 19/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Uma lesão no tímpano pode causar diminuição de audição, dependendo do seu tamanho e do comprometimento nos ossinhos do ouvido – Foto: Pixabay
Logo da Rádio USP

Diversas situações podem levar a uma lesão no tímpano:  infecções, mergulhos profundos, um tapa na orelha e a inserção de objetos no canal auditivo, como muitas crianças costumam fazer. Muitas vezes a pele do tímpano se reconstitui sozinha, mas outras vezes é necessário refazer o tímpano. Há muitos anos tanto no Brasil quanto no exterior são realizadas cirurgias de reconstrução do tímpano. Recentemente, cientistas do Centro de Pesquisa do Ouvido de Dresden, na Alemanha, desenvolveram um tímpano artificial composto de proteínas dos casulos do bicho da seda e plástico biodegradável. Ainda em testes, a nova membrana só poderá ser utilizada dentro de uns cinco a seis anos, estimam os profissionais. Segundo o médico Ricardo Bento, chefe do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o novo tímpano artificial é tão eficiente quanto os outros já existentes, feitos de vários materiais.

Ricardo Bento – Foto: Wikimedia Commons

Bento compara a perfuração de tímpano a um tambor com um furo no meio.  “Você vai colocar esse material simplesmente para que haja a formação da pele do tímpano sobre ele. Esse material serve de ponte para o crescimento da pele até sua cicatrização.” Ele prefere a reconstrução com cartilagem, isso minimiza a chance de rejeição e o custo é menor.  “Eu não vejo muita vantagem em você fazer um tipo artificial como eles estão fazendo, inclusive por que, no Brasil, a gente tem que fazer essa conta do custo. É mais fácil você usar o material do próprio paciente, que o custo é zero e o resultado é bom, do que você pegar uma coisa artificial, que tem custo alto e nem sempre o resultado é tão bom.”

Audição prejudicada

Uma lesão no tímpano pode causar diminuição de audição, dependendo do seu tamanho e do comprometimento nos ossinhos do ouvido. Quando o tímpano é lesado, pode entrar água e outras coisas na cavidade timpânica, que não podem entrar, e causar uma infecção. Quase sempre é necessário uma reconstituição da membrana quando ela fica aberta. Os diferentes materiais utilizados para a reconstrução da parede do tímpano não têm prazo de validade, ou seja, não precisam ser trocados com o tempo, mas sempre existe o risco de rejeição; para evitar que isso aconteça o ideal é utilizar a própria pele, que pode ser reabsorvida. 

O especialista recomenda que não se utilize nada para limpar o canal dos ouvidos. O ideal é procurar um médico para fazer isso, porque há sempre o risco de se perfurar a membrana do tímpano. Agora, se tiver qualquer tipo de dor, o recomendado é procurar um otorrinolaringologista.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.