Tecnologia de vigilância pode reproduzir violência presente na própria sociedade

Para Alcides Eduardo Peron, a inteligência artificial tem sido impulsionadora de sistemas em tecnologia e, por isso, demanda regulação específica e atenção

 13/09/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) realizará debates em parceria com a Universidade de Artes de Londres sobre violência tecnológica em setembro. Tratando sobre a manutenção dos direitos do cidadão com os avanços em tecnologia, a partir da análise de tecnologias de vigilância, de veículos autônomos e sistemas de armas, a proposta da discussão se baseia nos impactos dessas ferramentas atualmente. 

Alcides Eduardo Peron – Foto: IEA

O pesquisador associado do Núcleo de Estudos da Violência e responsável por alguns dos painéis do evento, Alcides Eduardo Peron, destaca que o objetivo dos debates é “observar o papel de certas tecnologias que reproduzem formas de violência contemporânea”, sendo ela de cunho direto ou indireto, ao reproduzir desigualdades e apresentar vieses segregacionistas. O problema possui relação com a adoção de sistemas que não passaram por um “crivo social” e “análise de risco”, que não costumam passar por avaliações.

Com o crescimento de pesquisas e estudos nesse sentido, a discussão também é complementada com os impactos da tecnologia, a partir do ponto de vista filosófico e teórico da relação entre tecnologia e violência e de uma análise localizada sobre o tema, tanto no setor de segurança pública quanto nos setores penais brasileiros. 

Ele explica que o crescimento do uso de sistemas de algoritmos em sistemas de vigilância e monitoramento proporciona um aumento da complexidade das tecnologias existentes. Para o funcionamento desse tipo de tecnologia, é preciso a coleta de dados, já que softwares de inteligência artificial são “munidos de dados que fornecemos, muitas vezes de forma inconsciente, para plataformas comerciais”. Assim, estas podem reproduzir violência e vieses, por estarem “carregadas de valores e fissuras da própria sociedade em seu aparato sociotécnico de tecnologia, assim como salienta Peron. 

Controles de mecanismo 

O crescimento de números de leis reguladoras, como as Leis Gerais de Proteção de Dados, acompanha o crescimento da discussão sobre segurança. Porém, no opinião de Peron, ainda é preciso desenvolver legislações específicas baseadas em inteligência artificial, uma vez que elas têm sido fundamentais para a criação de sistemas de vigilância e monitoramento.  

Em conjunto com uma observação mais acurada dessas tecnologias e seu funcionamento no cotidiano, ele também diz ser necessário pensar nas estruturas e instituições sociais envolvidas no desenvolvimento da tecnologia. Por isso, é fundamental pensar em organizações civis, atuando como denunciantes do mau funcionamento e mau uso desses sistemas. “Elas [tecnologias] são adaptadas às realidades sociais e funcionam de acordo com a realidade que são embutidas, portanto, mudam a partir do contexto no qual elas foram desenvolvidas”, finaliza o pesquisador. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.