Taxa de desemprego mostra primeiro recuo significativo

Cerca de 1,3 milhão de trabalhadores voltaram ao mercado de trabalho entre abril e junho

 31/07/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o desemprego ficou em 13% no trimestre de abril a junho deste ano. A taxa caiu em relação ao trimestre anterior. De janeiro a abril, a taxa de desemprego ficou em 13,7%. O que chama a atenção desta vez é o fato deste ter sido o primeiro recuo trimestral significativo desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.

O número de pessoas com trabalho foi de 90,2 milhões entre abril e junho e revela um aumento de 1,4% em relação ao trimestre anterior. Isto significa que o mercado de trabalho absorveu mais 1,3 milhão de pessoas. O índice mostra que a retomada da economia entra num ritmo de normalidade, situação que deve se consolidar ao longo deste segundo semestre e em 2018. A análise é do professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP. A Pnad Contínua pesquisou 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios brasileiros.

Por Ferraz Junior

Foto: Breno Pataro / Prefeitura de Belo Horizonte via Flickr – CC

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.