Brasil é o país mais ansioso do mundo

Cenário brasileiro pode ser um dos fatores que fazem com que o País seja o mais ansioso do mundo

A conjuntura política, social e econômica do Brasil passa por períodos complicados. Isso impacta não somente as instituições nacionais, mas também os cidadãos, que precisam se adaptar a novas realidades, como o desemprego. O professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, do Instituto de Psicologia da USP, diz que esse cenário afeta a saúde mental do brasileiro e incita o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. A opinião do especialista está de acordo com dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirmam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

 

O especialista em Psicoterapia Fenomenológica ressalta que a ansiedade pode ser identificada por sintomas físicos e psíquicos, nos quais o indivíduo passa a ter reações desproporcionais e não consegue se acalmar. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, mas as relações humanas são importantes para a recuperação emocional da pessoa afetada. Do ponto de vista psicoterapêutico, o apoio familiar e de amigos pode ser de grande valia em cenários como esse, nos quais a vivência cotidiana interfere no âmbito psicológico. Para saber mais, ouça a matéria na íntegra no player acima.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.