A PEC do teto e sua influência na economia brasileira

Para Nakabashi, a PEC 241 é relevante para reduzir a trajetória de crescimento do governo em relação ao PIB, dando mais espaço para o setor privado se desenvolver

 26/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 05/04/2017 as 16:39

logo_radiousp_790px
.

00

Votação da PEC - Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Votação da PEC – Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp-USP), fala sobre a PEC 241. Segundo o colunista, nos últimos 25 anos, é possível perceber uma trajetória crescente dos gastos do governo em relação ao PIB, o que acaba prejudicando o crescimento econômico.

O professor ressalta a importância do governo em áreas como regulação das relações sociais, controle dos bens públicos, combate à pobreza, mas admite que ele pode acabar atuando em áreas que não são necessárias, o que prejudica o desempenho da economia no médio e no longo prazo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.