Subutilização e desalento atingem recorde histórico em 2019

Wilson Aparecido Costa de Amorim diz que dados divulgados pelo IBGE, relativos ao primeiro trimestre de 2019, preocupam

 16/07/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Jovem procura por emprego na cidade de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Logo da Rádio USP

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,3% no trimestre encerrado em maio, atingindo 13 milhões de pessoas, segundo dados divulgados no último mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da queda na taxa de desocupação, os números de subutilizados e desalentados atingiram o recorde de toda a série história da pesquisa, iniciada em 2012. Além disso, a informalidade também é a maior já registrada, mostrando que as condições de trabalho no Brasil estão longe do ideal.

O professor Wilson Aparecido Costa de Amorim, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, explicou o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro e destacou a relação intrínseca entre os índices de desemprego e subutilização e o crescimento econômico.

O professor também disse acreditar serem necessárias iniciativas governamentais para reacender a economia nacional e gerar novos empregos, como o investimento em obras públicas de infraestrutura para estimular a construção civil, setor extremamente importante na economia nacional.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.