Sanções econômicas contra a Rússia afetam também países que compram seus produtos

Paulo Borba Casella observa que se deve levar em conta que a Rússia é uma economia grande, uma fornecedora importante de gás e petróleo para o mundo

25/02/2022 - Publicado há 2 anos
“Enquanto os tecnocratas decidem a guerra, são os soldados e os civis que correm risco de vida” – Foto: Flickr
Logo da Rádio USP

Kiev, a capital da Ucrânia, sofreu novos bombardeios da Rússia, que amplia sua ofensiva para tomar a cidade do país vizinho. Esse conflito tem uma série de implicações humanitárias, geopolíticas e econômicas que são explicadas, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, por Paulo Borba Casella, professor do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e coordenador do Grupo de Estudos sobre o Brics (Gebrics).

Na avaliação de Casella, o ataque russo é gratuito e desnecessário. “Enquanto os tecnocratas decidem a guerra, são os soldados e os civis que correm risco de vida”, afirma o professor. A rapidez da ofensiva russa também indica que esse confronto já estava sendo planejado.

Paulo Borba Casella – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em retaliação, países como os Estados Unidos e membros da União Europeia impuseram uma série de sanções econômicas à Rússia. Segundo Casella, isso cria problemas para os russos, mas também para os países que compram seus produtos. “Temos de levar em conta que [a Rússia] é uma economia grande, uma fornecedora importante de gás e petróleo para o mundo.” Também há dúvidas de que essas sanções possam interromper o conflito.

O professor ressalta que o país já tinha sido alvo de sanções econômicas em 2014, quando anexou a Crimeia, outra região ucraniana. Desde então, desenvolveu a produção interna de produtos que antes eram importados. A Rússia de Putin se preparou cuidadosamente para esse conflito: diminuiu sua dependência em relação ao dólar, aumentou reservas em outras moedas, diversificou acordos de fornecimento de gás e petróleo e ampliou, por exemplo, sua parceria com a China”, afirma.

Brics

Além da importância econômica, a parceria com os chineses pode ter consequências em Taiwan, território reivindicado pelos chineses. Tanto China quanto Rússia compõem o Brics, bloco econômico formado também por Brasil, Índia e África do Sul.

Casella lembra que discursos de alinhamento pelo direito internacional e fortalecimento das Nações Unidas eram comuns em reuniões do bloco. “Isso, a partir de agora, não pode mais ser falado da forma como era dito até aqui”, afirma o professor, ao comentar as violações cometidas pela Rússia.

Crise humanitária

A invasão russa levou muitos ucranianos a deixarem o país. Segundo cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 100 mil pessoas tiveram que procurar refúgios em cidades do exterior e países vizinhos como a Polônia. Essa situação pode agravar a questão migratória, que já é crítica na Europa. “O cidadão comum que paga a conta, sofre com o conflito, tem desabastecimento e falta de suprimentos básicos”, explica Casella.

Em algumas regiões ao leste da Ucrânia, parte da população é composta de russos étnicos que são favoráveis à invasão. Na Rússia, mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos contrários à invasão.

Casella afirma que há o risco dessa se tornar uma conflagração generalizada. “Depois que se desencadeia um conflito armado contra um país de 45 milhões de habitantes, você não tem controle do que pode acontecer.”

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.