Relatório internacional mostra que competitividade econômica do Brasil vai ficando para trás

Fábio Augusto Reis Gomes comenta ranking que revelou que o País está à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela quando se trata de competitividade econômica

 28/06/2023 - Publicado há 10 meses
Brasil ficou em 60º lugar do ranking de 2023 – Imagem: Freepik

 

Logo da Rádio USP

O Brasil perde posição quando o assunto é competitividade econômica. Em 12 anos, o País foi ultrapassado por 22 nações, sendo que, desde 2011, quando ocupou a 38ª posição entre os países mais competitivos do mundo, não parou de cair. De acordo com o relatório do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Gerencial, uma instituição de educação executiva na Suíça, o mesmo ranking mundial de competitividade coloca o Brasil na rabeira, na 60ª posição em 2023.

No estudo feito com 64 países, o Brasil ficou à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. No relatório, a pesquisa de opinião e a coleta de dados estatísticos relacionados ao Brasil são de responsabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC). A metodologia do estudo aponta quatro pilares críticos para a competitividade de um país: o desempenho da economia; a eficiência do governo; a eficiência dos negócios e a infraestrutura.

O economista Fábio Augusto Reis Gomes, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, explica que vários fatores levam o Brasil a essa posição. “Reformas importantes, como a tributária, não são concretizadas. Há uma expectativa, mas ela certamente precisa trilhar um processo para ser concluída e efetivada”, discorre.

Além disso, segundo o especialista, falta estabilidade, considerando incertezas tanto de natureza política quanto jurídica. Ele relembra o período eleitoral, em que houve discussões sobre a Reforma Trabalhista de 2017. “Incertezas como essas certamente são prejudiciais ao planejamento dos empresários. As regras do jogo devem ser claras e não podem ficar mudando constantemente”, pontua. 

Questão tributária

O ambiente tributário do Brasil é um dos piores do mundo. Para se ter uma ideia, a arrecadação federal no ano passado totalizou R$ 2,218 trilhões, o melhor resultado desde 1995. Mas a complexidade do sistema tributário faz com que cada empresa brasileira, na média, precise cumprir nada menos do que 4.626 normas tributárias, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Algo que, por si só, dificulta qualquer avanço em competitividade. 

O peso do Estado não se resume à questão tributária. Para o professor, há a questão da eficiência. “Quanto a essa mão pesada do Estado, frequentemente ouço a frase ‘todo  empresário tem um sócio: o governo’. Isso comunica a convicção de que os tributos e os impostos são muito elevados, e com baixa eficiência da parte do governo, essa alta arrecadação não se traduz em benefício de qualidade para a sociedade”, declara Gomes.

Ponto de partida

Fábio Augusto Reis Gomes – Foto: Divulgação/FEA-RP

A busca pela eficiência do governo requer políticas horizontais bem-sucedidas que afetem a economia de forma ampla. “Apenas para lembrar alguns aspectos recentes da atuação do governo, o que nós temos visto são justamente políticas verticais, como o incentivo dado à indústria automotiva, que são passageiras e beneficiam apenas um setor específico e não a economia como um todo”, relembra. 

No entanto, apesar de afirmar que as isenções fiscais impactam as vendas de automóveis, o professor conclui que essa não é uma política duradoura e que ela sempre envolve a escolha de campeões. “Nessa política, há setores beneficiados e setores esquecidos”, afirma. 

“O mesmo vale para a desoneração da folha, alguns setores são beneficiados e outros não. Portanto, se você é um empresário que atua no setor beneficiado, bom, mas, se você é um empresário que é esquecido, não vai ter esse sentimento”, exemplifica. Para o professor, o ideal é que desenvolvessem políticas mais horizontais, de forma a beneficiar a economia como um todo e não ficar restrito ao papel de escolha de vencedores.

O professor defende políticas públicas horizontais, que vão além de uma reforma tributária simplificada. Ele aposta em uma política educacional bem-sucedida como outra política horizontal que beneficiaria a todos. “O desafio do governo é buscar eficiência em sua atuação. A sociedade não parece estar disposta a pagar mais tributos, então o governo precisa fazer mais e melhor com os recursos que ele tem disponível. Na educação, como já citamos, mas também na infraestrutura que afeta de modo geral a economia”, finaliza. 

Texto por Ferraz Junior e Susanna Nazar


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.