Possível segunda onda de covid-19 aumenta preocupação com programas sociais

Paulo Feldmann pontua que a economia brasileira se encontra em situação difícil, o que pode afetar programas como o microcrédito e o auxílio emergencial

 18/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/11/2020 as 10:03
Logo da Rádio USP

Com uma possível segunda onda de infecções de coronavírus em ascensão, novas estratégias econômicas para programas sociais são discutidas pelo governo. Elas giram em torno de dois tipos de apoio: o microcrédito, para pequenos empreendedores, e o Auxílio Emergencial. Sobre este, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou recentemente que pode ser prorrogado para 2021, caso a segunda onda se confirme. Anteriormente, o Auxílio Emergencial era previsto para acabar em dezembro de 2020. Para comentar as perspectivas nacionais em relação ao tema, o professor Paulo Feldmann, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), deu entrevista ao Jornal da USP no Ar de hoje (18).

Feldmann explica que o número de desempregados e trabalhadores informais vem crescendo, o que faz necessário que haja “planos para atenuar esses problemas”. A adversidade do programa de microcrédito aplicado por Guedes é de que paga apenas R$ 1 mil para investimento do microempreendedor, que precisa de mais dinheiro para comprar equipamentos e investir na nova empresa, destaca o professor. Outra questão comentada é que não é claro no programa qual o prazo para devolver o recurso investido pelo governo, nem quais são as taxas de juros em cima desse valor.

Para o caso de os dois programas coexistirem em 2021, é preciso um orçamento governamental, o qual, segundo aponta o professor, não existe. Para ele, a maior dificuldade está no possível pagamento do Auxílio Emergencial no próximo ano, área que o orçamento atual não conseguiria cobrir. Como uma das soluções, Feldmann aponta uma melhor equação de recursos, tendo em vista uma reformulação na forma como a tributação é cobrada no Brasil. Na visão dele, “ricos e super-ricos” poderiam pagar Imposto de Renda sobre os ganhos que têm com aplicações financeiras e com lucros de suas empresas.

O especialista também comenta que o País teve um crescimento da economia no terceiro trimestre, mas que só aconteceu devido à aplicação do Auxílio Emergencial, que permitiu que a população consumisse mais produtos, alimentos básicos ou até eletrodomésticos. Ano que vem será um ano difícil economicamente para o Brasil, diz Feldmann. O número de pessoas com necessidade de apoio só cresce, e o Brasil segue com um alto déficit por endividamento. O professor afirma que o “governo se mostra perdido”, sem soluções à vista.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.