Reitoria divulga atualização do Plano USP para retomada das atividades presenciais

Novo documento prevê que retorno dos servidores técnicos e administrativos ao trabalho presencial passe a ser facultativo

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=371034

A Reitoria divulgou, no dia 17 de novembro, a atualização do Plano USP para retomada das atividades presenciais. De acordo com o novo documento, em função dos dados atuais da pandemia da covid-19, que mostram evolução da doença no Estado de São Paulo, o retorno de 20% dos servidores técnicos e administrativos ao trabalho presencial, anunciado no final de outubro, deixa de ser compulsório e volta ser facultativo.

Não houve alteração em relação às aulas de graduação e de pós-graduação, que continuam a ser ministradas remotamente neste semestre.

Na última semana, o Centro de Contingência do Estado de São Paulo registrou aumento sistemático do número de internações hospitalares em função do coronavírus, tanto na rede pública quanto na rede privada.

+ Mais

Reitoria cria plantão de dúvidas sobre covid-19 e fará testagem sorológica nos servidores

“O Plano USP é dinâmico e tem como premissa básica a preservação da saúde da comunidade universitária. No momento, a tendência dos dados nos coloca sob estado de cautela e cuidado”, avalia o vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, que coordena o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento e atualização do Plano USP.

Implementado em agosto, o documento define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19.

Hernandes ressalta que “é absolutamente necessário que as medidas de biossegurança continuem sendo rigorosamente seguidas para que possamos vislumbrar em breve uma redução clara e efetiva da pandemia que permita à Universidade seguir adiante com a retomada segura das atividades presenciais”.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.