PIB do Estado de São Paulo cresce 0,3% no primeiro trimestre do ano

O avanço foi de 0,3% e é resultado, principalmente, do crescimento do setor de serviços, do aumento do investimento público e da expansão dos empregos formais

 02/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 03/08/2023 as 11:27
Por

Arte sobre foto de Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

Impulsionado pela expansão da agropecuária e dos serviços, o PIB paulista avançou 0,3% no primeiro trimestre de 2023. Na taxa anual de evolução o crescimento foi de 2,9%, com saldos positivos em todos os setores da economia. O único que recuou foi o da indústria, segundo dados da Fundação Seade, que projeta crescimento entre 1,9% e 2,2% para a economia paulista neste ano. 

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos durante um período e em determinada região (país, Estado ou cidade), muito importante para saber qual o desempenho das indústrias e medir o termômetro da economia. 

 

Emprego formal no Estado acumulou mais de 4% de expansão em 12 meses, com um saldo positivo de cerca de 525 mil postos de trabalho – Foto: Freepik

 

O bom desempenho de São Paulo é explicado por uma política fiscal expansionista, apoiada no aumento do investimento público, que tem impulsionado a indústria da construção civil, além dos pacotes de auxílio para as camadas de renda mais baixa da população, como o Bolsa Família, que alcança 2,6 milhões de famílias no Estado. É destaque, também, o setor de serviços paulistas: o volume de serviços no Estado registrou expansão de 7,7%. O setor mantém crescimento ininterrupto desde 2017, e segue estimulado pela demanda reprimida durante as restrições sanitárias. 

Outro dado é a ocupação no Estado de São Paulo, que avançou 2,9% neste primeiro trimestre. Já o emprego formal no Estado acumulou mais de 4% de expansão em 12 meses, com um saldo positivo de cerca de 525 mil postos de trabalho.  Além disso, as exportações paulistas tiveram crescimento de 34,1%, em 2021, e de 28,2%, em 2022, após terem passado por uma queda expressiva em 2020, por conta da pandemia.  

* sob supervisão de Cinderela Caldeira.

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.