Nutricionistas explicam benefícios das frutas da estação para a saúde

Frutas vermelhas e cítricas, por exemplo, são poderosos antioxidantes, substâncias que combatem radicais livres no organismo

 17/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/08/2018 as 9:40
Por
Logo da Rádio USP

Você conhece os benefícios das frutas típicas do inverno? As nutricionistas Marcela Menah e Joseane Bessa, aprimorandas do programa de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, dão dicas para combater doenças como gripes e resfriados através da ingestão de frutas.

Foto: FoRC – Food Research Center

As frutas, além de ricas em vitaminas e minerais, contribuem também para a hidratação e controle da
saciedade. Frutas vermelhas e cítricas, por exemplo, são poderosos antioxidantes, substâncias que combatem moléculas de radicais livres no organismo. A importância de sua atuação se dá, segundo Marcela, no combate ao envelhecimento e até mesmo ao câncer. Contudo, alerta que esse benefício não é obtido sozinho. Para que tenham resultados favoráveis à saúde, “os alimentos ricos em antioxidantes devem estar dentro de um contexto, com outros alimentos saudáveis, dentro de uma rotina alimentar saudável e hábitos de vida favoráveis para a saúde”.

Já com relação a gripes e resfriados, que são mais recorrentes nesta época do ano, o combate deve ser feito buscando-se frutas ricas em vitamina C e zinco, por fortalecerem o sistema imunológico, pois “dessa forma o organismo consegue combater melhor essas doenças”, explica Marcela. Joseane também lembra da importância da ingestão de água, já que no inverno é comum a falta de sede. “Além do consumo das frutas, é importante estar atento à hidratação.”

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.