Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre uma ferramenta estatística utilizada para sintetizar os resultados de estudo com o maior grau de evidência científica, a metanálise.
A ferramenta não é nova, existe desde o século 17, e pode ser entendida como um instrumento que coloca à prova se há ou não direcionamento para uma determinada pergunta científica.
Segundo Santiago, tem grande importância para a ciência do esporte, inclusive, estudos que lideram as revistas com mais citações do esporte geralmente trabalham com revisões sistemáticas. Nesses casos, a ferramenta utilizada, muitas vezes, é a metanálise. A forma mais comum de apresentar esses resultados é a gráfica chamada Forest Plot.
O professor ressalta que trabalhos científicos que não apresentam essa revisão sistemática ou que não possuem uma metanálise sobre outros estudos são relevantes da mesma forma. Todos os estudos considerados pioneiros e inovadores não têm essa ferramenta, pois precisam ter conhecimento sobre o assunto para utilizar o instrumento, mas não deixam de ser importantes.
Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.