Gráfico de ritmo visual contribui para a ciência do esporte

A apresentação visual de resultados de pesquisa pode contribuir e facilitar o entendimento de resultados, inclusive na análise de esportes coletivos

 12/04/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre como a apresentação visual de resultados de pesquisa de ciência do esporte pode contribuir e facilitar o entendimento e a interpretação dos resultados, com aplicação direta na análise de esportes coletivos.

O professor aborda o tema com base no  artigo Graph visual rhythms in temporal network analyses, que será publicado em maio no Periodic Graphical Models, em que os pesquisadores fizeram a aplicação visual de ritmo de gráficos para facilitar o entendimento do posicionamento dos jogadores de futebol em campo. A diferença é que, na maioria das vezes, as representações gráficas são estáticas, representando um determinado momento. Nesse caso, o que os pesquisadores fizeram de interessante foi a apresentação no modelo de gráfico de ritmo visual, que explica o posicionamento dos jogadores em série temporal.     

No esporte, o modelo é relevante, porque os padrões são identificados de maneira mais fácil por meio de formas visuais. Santiago comenta que o método é promissor, porque os gráficos e a computação estão evoluindo e cada vez mais presentes. “Certamente, no futuro, teremos não só a apresentação de tabelas para técnicos ou treinadores, e sim alguma forma de um desenho que represente um determinado estado e que esse desenho mude ao longo do tempo”, afirma.

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.