USP em Ribeirão Preto busca voluntários com dor lombar para dois estudos científicos: saiba como participar

Pesquisadores querem avaliar abordagem integral para o tratamento individualizado da dor e método que busca reduzir a dor na caminhada

 20/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/02/2023 as 14:18
Por

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntários com dor lombar para duas pesquisas científicas. O estudo Eficácia da Terapia Cognitivo-Funcional (CFT) em pacientes com dor lombar crônica: ensaio clínico randomizado controlado por placebo vai avaliar a eficácia da terapia cognitivo-funcional, que possui uma abordagem integral para o tratamento individualizado da dor. A pesquisa é realizada pelas pós-graduandas Mariana Romano de Lira e Gabriela Zuelli Martins Silva, ambas da FMRP, sob orientação de Thais Cristina Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da FMRP.

Podem participar pessoas entre 18 e 60 anos, com dor lombar causada por postura, atividade ou movimento inadequado há três meses ou mais. Os voluntários não podem ter realizado cirurgia na coluna, não podem ter doença reumatológica ou neurológica e as mulheres não podem estar grávidas. Os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelos números de WhatsApp: (16) 99274-0642 ou 99152-5845.

Já a pesquisa Efeitos da adição da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) durante um programa de caminhada para indivíduos com dor lombar crônica: ensaio clínico randomizado cego busca avaliar os efeitos clínicos da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), um método que busca reduzir a dor na caminhada. O estudo é realizado pela doutoranda Jocassia Silva Pinheiro e pela mestranda Marina Magalhães, sob orientação do professor Rinaldo Roberto de Jesus Guirro, todos da FMRP.

Podem participar voluntários sedentários com idade entre 30 e 59 anos e com dor lombar há mais de três meses, sendo que os inscritos passarão por uma entrevista para preenchimento de questionários e avaliação física e, se forem elegíveis, os encontros presenciais serão agendados para caminhadas em esteira por 40 minutos, duas vezes por semana, durante cinco semanas na FMRP. Os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail jocs.spinheiro@usp.br ou pelos números de WhatsApp (16) 3315-0462, (98) 98208-2802 ou (16) 98197-1506.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.