Manifestações no Chile terão desfecho imprevisível

Para o professor Alberto do Amaral, motivações dos protestos refletem problemas socioeconômicos do país

 24/10/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Desde a última quinta-feira, dia 17, a capital chilena Santiago foi tomada por intensos protestos, com ônibus incendiados, saques em estabelecimentos e depredação de patrimônio público. A revolta da população vem crescendo desde o início do mês e o estopim foi um aumento de 30 pesos chilenos no preço da passagem de metrô – promovido pelo governo em 6 de outubro.

Mesmo que o presidente Sebastián Piñera já tenha recuado em relação às passagens, as manifestações continuam fortes. Foram registradas 18 mortes, e o governo já decretou estado de emergência e toque de recolher. Para entender o contexto desta agitação social e quais as possíveis conclusões, o Jornal da USP no Ar conversou com o professor Alberto do Amaral, da Faculdade de Direito (FD) da USP.

Manifestação no Chile – Foto: Carolina Caires

O aumento da passagem do metrô apenas tornou aguda uma situação que já vem se agravando há muito tempo no Chile”, aponta. Apesar de o país apresentar previsão de crescimento econômico de um ponto de vista mais amplo, existem problemas na sociedade que também sustentam o frenesi com as passagens do metrô. 

Amaral comenta que o país é o terceiro mais desigual da América Latina, enfrenta problemas educacionais, o sistema de saúde é deficiente e o sistema previdenciário não atende às necessidades básicas dos aposentados. “Há um problema de aumento do custo de vida e deterioração dos setores mais pobres da população.”

Pelo fato de existirem tantas motivações para além da “ponta do iceberg”, que foi o aumento das passagens, não se sabe ao certo quando as manifestações devem acabar. É difícil prever como se dará a finalização deste conflito. O protesto é bastante difuso. Conta com apoio considerável da população, mas não há lideranças específicas”, complementa o professor.

Ouça, no player acima, a íntegra da entrevista.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.