Pesquisadora ressalta importância de uma reforma na organização da Polícia Militar

Segundo Viviane Cubas, policiais que têm contato direto com o cidadão na resolução de problemas de segurança pública são justamente aqueles que não têm voz dentro das organizações

 29/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 30/07/2020 as 12:33
Por

Logo da Rádio USP

Dando continuidade ao especial sobre segurança e violência, o Jornal da USP no Ar conversa com Viviane Cubas, mestre e doutora em Sociologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, sobre a atuação e a estruturação da polícia no Brasil.  

A pesquisadora relata que, em 2008, o NEV fez uma pesquisa junto às ouvidorias de polícia, a qual resultou em sua tese de doutorado. “Nosso objetivo era ajudar as ouvidorias a desenvolver um manual de monitoramento da letalidade pela polícia nos Estados. A gente percebeu, então, que as ouvidorias variam muito na capacidade de atuação, no desenvolvimento do trabalho”, aponta ela. Aproximando-se da ouvidoria de São Paulo, desenvolveu pesquisas sobre as queixas registradas por policiais, o que, segundo ela, é um fato bastante inusitado. 

Em geral, as ouvidorias são destinadas às queixas da população contra ações da polícia. O que chamou a atenção de Viviane foi que, em suas pesquisas, havia um número grande de queixas registradas por policiais, dentre as quais 90% eram de militares. “Pude entender melhor sobre as dinâmicas internas da instituição, já que a grande maioria dos registros relaciona-se às relações de trabalho e hierarquia, como problemas de organização e policiais humilhados por seus superiores.”

Ela explica ainda que existe uma tendência, quando ocorre um caso de abuso de poder que tem impacto, de a instituição individualizar o problema, usando o termo “maçã podre, segundo Viviane. “Fica cada vez mais evidente que as instituições não só são responsáveis como são elas que moldam o profissional atuante nas ruas. É por isso que não há como cobrar, nas ruas, onde esses profissionais atuam, uma conduta que não é vivida dentro das suas instituições”, diz. 

Sobre o contexto atual, não há como não relacionar casos de abuso de autoridade, que ficam mais visíveis, com o próprio discurso político que está em voga. “As falas e o tratamento das autoridades dão o tom da ação policial e têm impacto direto na população”, explica a pesquisadora.

Viviane finaliza reafirmando a importância de uma reforma interna na organização, a fim de que o policiamento realmente contribua para a segurança pública e a resolução de problemas. “As decisões sempre vêm de cima para baixo, por conta da hierarquização da instituição. O policial que lida com os problemas, que tem contato direto com o cidadão, é justamente aquele que não tem voz. Isso prejudica o próprio funcionamento interno. Essas são questões que precisam ser reavaliadas”, completa.

Ouça a íntegra da entrevista no player.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.