O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da USP publica livro sobre a vida social, política, econômica e subjetiva das periferias. A coletânea de pesquisas possui como estudo de caso o distrito Sapopemba, da zona leste de São Paulo, e tem como objetivo promover maior entendimento sobre as periferias e suas diferentes definições.
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o pesquisador da London School of Economics, com pós-doutorado pelo CEM-USP e um dos organizadores da obra, Matthew Aaron Richmond, destaca que se nota nas periferias, desde os últimos 20 anos, “uma crescente heterogeneidade, tanto dos diferentes moradores quanto dos diferentes territórios”.
O livro tenta contornar essa diversidade para aprofundar e entender quais são as diferenças que existem dentro da periferia e “o que ainda define e distingue a periferia de outros espaços nas cidades brasileiras”.
O especialista denuncia que em algumas áreas as políticas públicas conseguiram realmente promover uma melhora para os cidadãos periféricos, mas se nota que tais medidas “tendem a diferenciar cada vez mais os moradores. Diferenciando, por exemplo, quem vai receber uma bolsa de estudos, quem vai receber bolsa família, quem vai ser monitorado pela política e assistentes sociais”.
O livro, da editora EdUFSCar, se chama Espaços periféricos: política, violência e território nas bordas da cidade e foi organizado por, além de Matthew Richmond, Moisés Kopper, Valéria Cristina de Oliveira e Jaqueline Garza Placencia.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.