Joe Biden assume presidência dos Estados Unidos em meio a tensões

O novo presidente terá como maior desafio da gestão unir a população do país para solucionar a pandemia e a recessão econômica causada por ela

 20/01/2021 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 22/07/2024 às 9:54
Logo da Rádio USP

 

Presidente dos Estados Unidos Joe Biden – Foto: Gage Skidmore – Gage Skidmore

Hoje, quarta-feira (20), acontece a posse de Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos. O evento, antes festivo, este ano ocorre de maneira atípica. No país com o maior número de mortes pelo coronavírus, a recém-invasão do Capitólio e a recusa de Trump em participar da cerimônia provocam tensões em um momento tão simbólico para a democracia. 

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1º Edição, o doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP, Alexandre Figueiredo, discute sobre a posse de Biden, os desafios que ele irá enfrentar como novo presidente dos Estados Unidos, além do processo de impeachment do agora ex-presidente Donald Trump. 

O especialista aponta que o principal desafio interno para o novo mandato será lidar com a pandemia e solucionar a recessão financeira deixada por ela. “Essa crise atual passa, necessariamente, pela liderança do Biden ser capaz de equacionar esse problema e conseguir conter, ou pelo menos diminuir, o poço que separa o país hoje.” 

Em relação à política externa, ela irá se destoar da realizada pelo presidente anterior, pois “o próprio Trump se distanciou da linha histórica da democracia norte-americana”. Dessa forma, o especialista prevê, para os próximos dias, que Biden realizará uma série de decretos executivos para reverter algumas medidas de Trump, como a criação do muro na divisa do México e a saída do Acordo de Paris. 

Enquanto Biden assume o cargo da presidência, o processo de impeachment de Trump segue para o Senado norte-americano, o que o especialista defende ser outro momento inusitado para o país. “Porque acontecerá contra um presidente que já não está no cargo. A grande punição do impeachment, que seria a perda do mandato, está afastada. Mas ele segue adiante na perspectiva de tornar Trump inelegível.”


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.