São Paulo e suas profundas e diversificadas raízes

Em novo videoclipe, Ocam se une à Orquestra Mundana Refugi para homenagear os 467 anos da cidade

 22/01/2021 - Publicado há 3 anos
Orquestra de Câmara da ECA/USP e Coral da ECA/USP com regência do Gil Jardim – Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

Em meio à série de homenagens aos 467 da cidade de São Paulo, uma talvez chame bem a atenção pelo que aponta na direção da intensa diversidade que marca o tecido social e cultural da cidade: Raízes profundas, o novo e belo videoclipe produzido pela Ocam, a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP). O trabalho tem como convidada especial a Orquestra Mundana Refugi, liderada pelo compositor e multi-instrumentista Carlinhos Antunes e que reúne músicos brasileiros e refugiados de várias partes do mundo, como Irã, Congo, Guiné-Conacri, Síria e Palestina. “A troca de valores culturais, a troca de gestos musicais e a experiência do encontro humano alimentam e justificam esse trabalho”, afirma o maestro Gil Jardim, diretor da Ocam. Este é o quarto vídeo que a Ocam produz em meio à pandemia da covid-19, que levou ao distanciamento social.

Gil Jardim, maestro titular da Ocam – Foto: Maristela Martins

Jardim — que escreveu os arranjos orquestrais da peça — e Carlinhos Antunes definiram as músicas presentes nesse trabalho: Nandu´s Dance (Mynta), Mungu de Cá (Lokua Kanza/Carlinhos Antunes) e Africanita (Carlinhos Antunes), misturando ritmos africanos, latinos e indianos, entre outros, mostrando o imenso caldeirão cultural que é São Paulo. O videoclipe Raízes profundas estará disponibilizado para o público no dia 25, a partir das 16h, no site do Museu da Casa Brasileira — que apoia o projeto e o incluiu em sua programação oficial para comemorar o aniversário de São Paulo — e no canal do Youtube da Ocam.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.