Invenções dos astrônomos nos ajudam a entender o mundo

São muitas as tecnologias desenvolvidas com o objetivo de melhor observar e interpretar as informações sobre as estrelas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

 

 

Desde que a primeira luneta foi apontada para o céu por Galileu, os astrônomos sempre estiveram na vanguarda na criação de teorias e tecnologias que mudam a interpretação do homem sobre o universo ao seu redor. São muitas as tecnologias que foram desenvolvidas pelos astrônomos com o objetivo de melhor observar e interpretar as informações sobre as estrelas, mas que hoje encontram infindáveis aplicações em outras áreas.

Do teodolito, um instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais que hoje é aplicado na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia, até os campos da ótica e da mecânica fina, que estuda o desenvolvimento e aprimoramento de produtos muito pequenos ou de alta precisão, astrônomos colaboram no desenvolvimento de invenções inovadoras. “Essas tecnologias acabaram tendo aplicações práticas, algumas delas de enorme importância”, diz o professor João Steiner, que aborda o assunto na coluna “Entender Estrelas”, veiculada na Rádio USP esta semana. Ouça acima.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados