Indústria e Universidade se unem para desenvolver setor automotivo

Segundo Agenor Fleury, o projeto Poli-USP Powertrain pode alavancar e desenvolver a cadeia automotiva brasileira para além das grandes montadoras

26/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 27/04/2021 as 17:16
Logo da Rádio USP
As inovações na área automotiva também incluem adaptação aos automóveis elétricos – Laboratório Poli-USP Powertrain – Foto: Poli-USP

A Escola Politécnica da USP (Poli) está fechando parceria com uma nova empresa de tecnologia voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área automotiva. Chamada de Poli-USP Powertrain, a iniciativa conecta a indústria com a academia e faz parte da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação  (Embrapii) que compõe o programa Rota 2020 do governo federal, no qual indústrias contribuem financeiramente com pesquisas no setor automotivo para o Brasil.

“Estamos nos colocando como polo para desenvolver melhorias de motores de combustão interna que vão estar presentes ainda durante um tempo no Brasil”, destaca, em entrevista ao Jornal da USP 1ª Edição, o professor Agenor Fleury, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli. Ele relembra a tecnologia Flex Fuel, uma solução brasileira adotada por muitos fabricantes nacionais que teve seu início na Cidade Universitária.

As inovações na área automotiva também incluem adaptação aos automóveis elétricos. Mas o professor acredita que a solução híbrida (aquela que funciona com motor de combustão interna e motor elétrico) ainda vai perdurar por um bom tempo. “Talvez a solução da mobilidade elétrica seja extremamente interessante para a Europa. Mas, para o Brasil, a coisa é completamente diferente. Por quê? Porque nós temos etanol”, uma “solução ambientalmente muito boa”.

Poli Powertrain – Foto: Poli USP

“O projeto de pesquisa não atende só às grandes montadoras, muito pelo contrário”, diz. O projeto da Embrapii pode financiar também projetos para empresas pequenas relacionados às três linhas de trabalho principais: motores (qualquer tipo de motor de combustão interna), trem de potência — ou seja, tudo aquilo responsável pelo movimento do veículo e que possa otimizar os processos de conversão de energia — e, por fim, os sistemas inteligentes ligados ao trem de potência, como, por exemplo, os sistemas de controle de gerenciamento do motor.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.