Hospital das Clínicas lança manual para medicina de família

Série de livros aproveita experiência da Faculdade de Medicina (FMUSP) com programas de residência

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP publicou o primeiro volume do Manual do Médico Residente. O objetivo é difundir o conhecimento da especialidade de medicina de família e comunidade.

Em entrevista ao Jornal da USP, o professor de Clínica Geral da FMUSP Gustavo Gusso explica que o foco dessa área médica é a pessoa como um todo, e não uma doença ou faixa etária específica. Seus pilares são o raciocínio clínico e a comunicação. O professor diz que o médico de família encaminha problemas mais graves aos especialistas, mas mantém o cuidado do paciente. Segundo o doutor, a especialidade tem prática antiga. O manual publicado é uma contribuição que pode ser utilizada por todos os residentes do País.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O
Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Imagem: Reprodução/Divulgação (Clique para ver em maior resolução).
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados