Governo brasileiro precisa fazer a lição de casa, afirma colunista

Rubens Barbosa acredita que a economia vai marchar separada da situação política e vai responder às reformas e à situação internacional

Na edição de hoje, o professor Rubens Barbosa comenta quais os desafios que o Brasil precisa para retomar o crescimento e diminuir o número de desempregados no País. Para ele, o mais importante é fazer a lição de casa bem-feita: reduzir o deficit fiscal, encontrar a estabilidade econômica, melhorar a competitividade, implementar a reforma da Previdência e a reforma tributária, reduzir o papel do Estado e desburocratizar.

Barbosa ressalta que o cenário externo, que tanto beneficiou o Brasil nos últimos 20 anos, mudou muito. “Os últimos dados brasileiros de comércio exterior mostram que as importações e exportações estão caindo. O papel das manufaturas também está caindo. A economia brasileira não pode mais contar com a demanda externa para se desenvolver”, comenta.

Além de todas as dificuldades a serem enfrentadas, ainda há uma grande incógnita: se o clima político pode influir nas decisões econômicas. Barbosa acredita que a economia vai marchar separada da situação política e vai responder às reformas e à situação internacional. “O Brasil encontra-se em um grande desafio, que é estabilizar a situação interna e navegar em um mar pouco propício e favorável.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.