Futebol magnetiza olhares do mundo sobre a Rússia

País com a maior área territorial do planeta e passado histórico riquíssimo é alvo da popularidade da bola

 06/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Durante 32 dias, a Copa do Mundo vai sustentar a Rússia em evidência inédita. A vasta e tradicional nação, no entanto, coleciona protagonismos reiterados da era do império aos tempos comunistas de União Soviética.

Especialista em história russa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o professor Ângelo Segrillo lembra que o país “sempre foi uma grande potência”.

“No mínimo uma grande potência na época do czarismo e também um dos dois únicos países que foi superpotência no mundo”, reforça, citando também os Estados Unidos.

Segundo Segrillo, “o país vem recuperando espaço, inclusive nas relações internacionais”. E a intenção do presidente Vladimir Putin, em seu quarto mandato, seria a de “utilizar a Copa como uma forma de projetar essa recuperação da Rússia ao seu antigo status”.

Acompanhe, no link acima, a entrevista na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.