Mesmo expulso de partido, parlamentar pode manter o mandato

Partido que expulsa tem número de cadeiras reduzido e pode processar internamente agentes indisciplinados

 30/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 04/11/2019 as 13:50
Logo da Rádio USP

O primeiro boletim Em dia com o Direito desta semana fala em quais circunstâncias e como ocorrem as expulsões de parlamentares que desobedecem a orientação de partidos políticos. De acordo com o artigo 24, da Lei nº 9.096, de 1965, no Legislativo, o integrante da bancada do partido deve subordinar sua ação parlamentar aos princípios doutrinários e programáticos e as diretrizes estabelecidas pelos órgãos de direção partidárias do estatuto. 

Dessa forma, o parlamentar que cometer a indisciplina partidária pode vir a ser processado internamente pelo partido, recebendo sanções ou até mesmo sendo expulso. Ressalta-se que o processo deve respeitar o direito à ampla defesa do parlamentar. No entanto, em caso de expulsão por descumprimento do estatuto e programa partidário, conforme interpreta o TSE em resposta a consulta de número 27.785, o parlamentar mantém o seu mandato, e o partido tem seu número de cadeiras parlamentares reduzido. 

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. 

Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.