Conceito de direito à cidade emerge em maio de 1968

O direito ao uso das ruas com grafismos nos muros, ocupações dos cenários cotidianos e a reapropriação da cidade foram marcos do período

 22/11/2018 - Publicado há 5 anos

 

Logo da Rádio USP

O urbanismo e a cidade foram transformados pelas manifestações de maio de 1968, na França,  que se reapropriaram do espaço urbano. Naquele ano, o filósofo francês Henri Lefebvre (1901-1991) publicou o livro intitulado Le droit à la ville,  na onda de protestos contra reformas educacionais iniciadas pela juventude, que culminaram em uma greve geral, mobilizando toda a população da capital francesa.  Cinquenta anos depois, o tema do “direito à cidade” é retomado pela professora Raquel Rolnik em sua coluna Cidade para Todos.

Acompanhe, na íntegra, pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.