Como o mundo voltará a funcionar depois da covid-19?

Em entrevista ao “Valor Econômico”, o embaixador Rubens Ricupero diz que a epidemia pode acelerar tendências existentes e inibir outras

Editorias: Atualidades - URL Curta: jornal.usp.br/?p=320600
Rubens Ricupero – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Apesar do combate à pandemia estar em pleno andamento, sem que esteja claro quando se poderá voltar à normalidade, uma pergunta inevitável é como o mundo voltará a funcionar depois da covid-19.

Em entrevista à jornalista Maria Cristina Fernandes no jornal Valor Econômico, com o título Eleição nos EUA terá mais impacto que a pandemia, o embaixador Rubens Ricupero analisa o tema à luz de sua longa experiência diplomática como embaixador do Brasil nos Estados Unidos, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), tendo sido também ministro do Meio Ambiente e ministro da Fazenda quando da implantação do Plano Real.

“Nenhuma epidemia foi capaz de alterar em profundidade a estrutura política mundial ou da economia capitalista. Nem a peste negra foi tão longe… O que uma pandemia pode fazer é acelerar tendências existentes e inibir outras”, disse Ricupero, entre tantas outras questões que analisou.

A íntegra da entrevista pode ser acessada pelo link https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/05/04/eleicao-nos-eua-tera-mais-impacto-que-pandemia.ghtml

Boa leitura!

Luiz Roberto Serrano
Superintendente de Comunicação Social da USP

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.