Colunista chama atenção para a próxima “sexta pelo clima”

No próximo dia 29 de novembro, em São Paulo, haverá evento global pelo clima, atendendo à convocação da jovem ativista sueca Greta Thunberg

Segundo o professor José Eli da Veiga, já existe uma mobilização mundial, liderada pela ativista sueca, em torno da data. O objetivo é incentivar a articulação dos movimentos que pretendem colocar a questão climática na agenda política dos países. “No último dia 20 de setembro, apesar da falta de cobertura da imprensa, em São Paulo houve uma movimentação significativa e com grande participação dos jovens”, lembra o colunista.

Para Eli da Veiga, pessoas que atingiram os 40 anos de idade ou mais, e que não se importam com o tema, não têm mais jeito. Já tiveram mais de 20 anos para acordar! “É certo que o aquecimento global atingirá a todos, mas principalmente a juventude”, diz o colunista. Mesmo considerando que existe um “despertar dos jovens” para as questões climáticas, Eli da Veiga afirma que a informação será a base para a criação de uma consciência. “Ainda não sabemos quais são os obstáculos para que se amplie essa consciência, e se o problema estaria no sistema educacional ou não”, alerta o professor, ressaltando a necessidade de pesquisa sobre a questão, que deveria ser tocada por uspianos!

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.