Autismo, alimentos e crise ambiental fecham a programação do USP Talks 2019

Eventos gratuitos trarão especialistas para conversar com o público sobre alguns dos temas mais quentes da atualidade. Veja a programação completa

 18/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 21/10/2019 as 11:56
Por

.

O USP Talks anuncia sua programação para o trimestre final de 2019, com oito palestrantes distribuídos em três eventos, dedicados a alguns dos temas mais importantes da atualidade.

O evento de outubro vai trazer as descobertas mais recentes da ciência e da medicina sobre o autismo, envolvendo causas, consequências e terapias para esse transtorno que está cada vez mais presente na população.

Em novembro, vamos falar dos dilemas nutricionais, ambientais, sociais, econômicos e culturais de se manter uma alimentação saudável no século 21. Carne, veganismo e alimentos ultraprocessados serão o prato principal do cardápio.

Para fechar o ano, faremos um “superevento” em dezembro para discutir as causas, efeitos e consequências da crise ambiental global que assola o nosso planeta, ameaçando o futuro da vida nas florestas, nos oceanos e nas cidades.

Veja a programação completa abaixo, com links para o currículo de cada palestrante. Todos os eventos são abertos e gratuitos, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), começando sempre pontualmente às 18h30 e com transmissão ao vivo pela internet.

O USP Talks é uma iniciativa que busca aproximar as universidades da sociedade em geral, por meio da realização de eventos mensais, em que especialistas da comunidade acadêmica são convidados a conversar com o público sobre temas importantes, que estejam em evidência no noticiário nacional; sempre de forma objetiva, interessante e informal. A realização é da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com apoio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e da Nic.br.

Para saber mais detalhes e acompanhar a programação do USP Talks, curta nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube, onde é possível assistir aos vídeos de todos os 33 eventos anteriores.

.

PROGRAMAÇÃO

.

.

29/10 — USP Talks #34 – Autismo: Novas descobertas

Patricia Braga, neurocientista

Instituto de Ciências Biomédicas da USP

Rosa Magaly Moraes, psiquiatra

Programa de Transtornos do Espectro Autista, HC-FMUSP

.

26/11 — USP Talks #35 – Alimentação Saudável: Um dilema do século 21

Carlos Monteiro, médico

Faculdade de Saúde Pública da USP

Maria Laura Louzada, nutricionista

Unifesp e Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP

.

16/12 — USP Talks #36 – O Futuro do Planeta

Thelma Krug, matemática

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Jean Paul Metzger, ecólogo

Instituto de Biociências da USP

Carlos Joly, biólogo

Instituto de Biologia da Unicamp

Paulo Saldiva, médico

Faculdade de Medicina da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.