Alterações climáticas provocam aumento de enchentes

Para especialista, há indícios muito claros da relação entre o aumento das inundações com a ação do homem no meio ambiente

Enchentes é o tema do programa Ambiente é o Meio desta semana, que tem como convidado o engenheiro ambiental e professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Marcelo Marini Pereira de Souza.

Ao falar sobre a relação entre a mudança da temperatura do planeta e as enchentes, Marini dá como exemplo o estreitamento e a alteração dos leitos dos rios, que causam grandes impactos. Do ponto de vista macro, lembra que existam sistemas naturais que alteram o clima, há indícios muito claros da contribuição do ser humano para o aquecimento global, como o aumento da emissão de gás carbônico, por exemplo.

Segundo Souza, o efeito estufa, causado pelo carbono parado na atmosfera, pode ser comparado a uma panela fechada onde o calor entra e não se dissipa,   causando o aumento da temperatura da Terra e, consequentemente, a ocorrência de eventos extremos mais frequentes, como chuvas e frios mais intensos, por exemplo.

O professor alerta para o cuidado ao se estabelecer políticas públicas de drenagem e outras medidas na área ambiental. Souza lembra que o cálculo da intensidade das chuvas num período de 100 anos, isso está mudando. Esse cálculo era feito em cima de uma enchente proveniente de chuva intensa em período curto, mas agora temos chuva intensa em período longo, um seja, há um desequilíbrio”. O professor diz, ainda, que os cientistas e ambientalistas falam do cuidado com a Amazônia, não apenas pelos animais, mas principalmente porque “aquele espaço é um estabilizador de clima”.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Ouça acima na íntegra o programa Ambiente é o Meio.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.