Clamídia, doença silenciosa que pode levar à infertilidade de homens e mulheres

Os jovens são os mais infectados por essa doença sexualmente transmissível, a qual se apresenta com sintomatologia diferente em homens e mulheres

 11/05/2023 - Publicado há 12 meses
Por
A clamídia é uma bactéria gram negativa responsável por uma série de problemas, principalmente nos olhos e no trato genital – Foto: Wikipedia

 

Logo da Rádio USP

A clamídia é uma doença infecciosa que contamina a cada ano, no mundo, cerca de 131 mil pessoas. No Brasil, não existem dados epidemiológicos da doença, uma vez que sua notificação não é obrigatória, mas dados da Organização Mundial da Saúde apontam que os jovens são os mais atingidos por essa infecção sexualmente transmissível. A clamídia é uma bactéria gram negativa responsável por uma série de problemas, principalmente nos olhos e no trato genital. “Os estudos mostram que aproximadamente 75% das mulheres e 50% dos homens com a infecção não apresentam sintomas, não procuram assistência médica e não são tratados, mas transmitem a doença, que vai se disseminando a um número cada vez maior de pessoas”, conta Iara Linhares, ginecologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.           

Iara Linhares – Foto: Lattes

Por esse motivo, a busca de um atendimento médico é tão importante, porque quem tem o problema e não trata poderá desenvolver as complicações decorrentes da infecção. Vale destacar, contudo, que homens e mulheres têm sintomas diferentes. “A infecção, sem dúvida, é mais grave na mulher. No homem, a clamídia causa uretrite, inflamação da uretra. Geralmente se manifesta por dor ou desconforto ao urinar e presença de secreção no pênis. Na mulher, a doença afeta principalmente o colo uterino, além da uretra e de glândulas que vivem na vulva, nos genitais externos. No colo uterino, causa cervicite, que é inflamação do colo. Pode haver também uma secreção purulenta, além de dor e desconforto no baixo vente e nas relações sexuais. Pelo fato de o colo do útero não ser visível pela mulher é necessário um acompanhamento ginecológico. 

Papanicolau

Nos Estados Unidos, mulheres até os 25 anos são testadas para clamídia sempre que fazem o exame de papanicolau. A falta de tratamento pode afetar a fertilidade feminina e masculina, podendo levar à esterilidade, e os bebês podem nascer com conjuntivite e pneumonia. O tratamento é simples, mas é preciso que todos os envolvidos o façam. A clamídia tem cura, desde que seja rapidamente diagnosticada e tratada. No entanto, por ser uma doença silenciosa, muitas vezes as mulheres só descobrem que tiveram a infecção quando apresentam dificuldade para engravidar. 

Carmita Abdo – Foto: HCFMUSP

“Por agirem de forma mais impulsiva os jovens são os mais atingidos pelas doenças sexualmente transmissíveis, porque agem de forma mais impulsiva, mais emocional se comparado a população mais madura. Esse comportamento acaba resultando em sexo sem proteção muitas vezes” destaca Carmita Abdo, psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Prosex – Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria da USP. Ela destaca que “a educação sobre infecções sexualmente transmissíveis e outros aspectos da sexualidade merece campanhas mais frequentes, mais amplas, envolvendo não só aspectos negativos, mas também outros que possam interessar a essa população ”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

                                                                                                                                                                                                                                 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.