Número de infartos em mulheres cresce e quase se equivale ao dos homens

Segundo Walkiria Samuel Ávila, as mulheres precisam ficar atentas aos sintomas, que podem se apresentar de forma diferente nelas do que nos homens

 05/05/2023 - Publicado há 12 meses
Por

 

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres no mundo – Foto: Freepik

 

Logo da Rádio USP

Foi-se o tempo em que os homens sofriam mais infartos do que as mulheres. Essa realidade mudou e a incidência é praticamente igual entre os dois sexos. A proporção é de seis homens para cada quatro mulheres. O perfil das mulheres que infartam não mudou, o que acontece é que elas estão infartando mais jovens. A doença isquêmica, que é a consequência do infarto do miocárdio, está ocorrendo precocemente.

Walkiria Samuel Ávila – Foto: Reprodução

Walkiria Samuel Ávila, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Cardiopatia e Gravidez e Aconselhamento Reprodutivo do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que o estilo de vida das mulheres está mudando nestas últimas décadas, no sentido da competição no mercado de trabalho e da tripla função (elas continuam sendo mães, esposas e responsáveis pelos serviços domésticos).  Por conta disso, elas têm um estilo de vida que não é confortável. Fumam mais, bebem mais, são sedentárias por não encontrarem tempo suficiente para cumprir todas as metas e as funções determinadas pela vida saudável.

Menopausa e infarto

As mulheres infartam como os homens, após a menopausa, por que há uma redução de estrógeno, responsável pela proteção dos vasos no organismo, protegendo as mulheres de um infarto. Os sintomas também se apresentam de forma diferente. A cardiologista lembra que os médicos não estão preparados para diagnosticar o problema. “As pessoas não costumam dar atenção aos sintomas, que podem se apresentar como uma dor no peito, ficam achando que são gases, dor de estômago e não passam por um médico para fazer um diagnóstico preciso.”

A Federação Mundial do Coração alerta que doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres no mundo. A mortalidade por infarto do miocárdio na mulher é, nos primeiros 30 dias de internação pós-infarto, maior do que a dos homens. Isso ocorre porque elas chegam tardiamente aos serviços de saúde. Vale lembrar que em qualquer doença cerebrovascular, derrame, ou infarto do miocárdio quanto mais precoce for o atendimento, maior a chance de sobrevida e de não haver sequelas. “A mulher não faz a prevenção primária da doença cardiovascular, que deve ser feita após os 40 anos, com um check-up onde é verificado colesterol, glicemia e triglicérides, fazendo um perfil de saúde”, diz a especialista.  

A doença cardíaca é a principal causa de morte, não obstétrica, durante a gravidez e no pós-parto, e para quem já apresenta o problema. Os contraceptivos podem contribuir para a ocorrência de doenças cardiovasculares, apesar de atualmente serem menos agressivos, mas, se forem mal indicados e mal controlados, também podem causar efeitos colaterais.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.