A tecnologia social deve ser mais estimulada na sociedade contemporânea

A tecnologia social é importante para que as pessoas não se isolem totalmente, afirma o especialista

Tecnologia social é o tema desta edição. Tecnologia é toda a invenção que não existe na natureza e foi projetada para alterar uma dinâmica, segundo o professor Luli Radfahrer. A tecnologia social é uma ideia usada por uma sociedade. Existem várias delas, como, por exemplo, igreja, escola, trabalho.

Esse tipo de tecnologia é importante porque a tecnologia de consumo tende a isolar as pessoas. Hoje todo mundo tem celular, tablets, várias televisões em casa, e isso faz com que as pessoas se isolem umas das outras. Para Radfahrer, estimular a tecnologia social ajuda a tornar a sociedade mais humanizada, mas como toda tecnologia mal usada, a social também pode causar prejuízos. Segundo o professor, o nazismo é uma tecnologia social usada para o mal.

Ouça a íntegra da coluna Datacracia clicando no player acima.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.