Espaço USP Integração & Memória apresenta exposição sobre reforma do Museu do Ipiranga

A exposição ficará em cartaz até o dia 6 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no espaço localizado no segundo andar do prédio da Reitoria, em São Paulo

27/09/2022 - Publicado há 2 anos
A exposição conta com 18 painéis fotográficos que contam a história do edifício-monumento do Museu do Ipiranga – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O projeto de reforma e ampliação do edifício-monumento do Museu do Ipiranga, reaberto ao público no dia 7 de setembro, é tema de exposição iconográfica O Novo Museu do Ipiranga, que está em cartaz no Espaço USP Integração & Memória, localizado no segundo andar do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O curador da mostra e coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas, explica que a proposta dos 18 painéis que compõem a exposição “é resgatar informações sobre a construção do museu, iniciada em 1884, passando pelo fechamento ao público em 2013, pelo início do projeto de restauração, em 2017, pelo início das obras, em 2019, e encerrando com imagens do empreendimento e de uma das peças expostas no museu, o quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo”. Segundo ele, as fotos foram selecionadas a partir do acervo do museu, da H&F Arquitetura, de manchetes em jornais e de seus registros pessoais.

+ Mais

Reitoria inaugura Espaço USP Integração & Memória no campus de São Paulo

A exposição ficará em cartaz até o dia 6 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem agendar a visita pelo e-mail espaco.memoria.usp@gmail.com

O Espaço USP Integração & Memória foi inaugurado em julho deste ano com uma exposição fotográfica sobre a história da construção da Torre do Relógio, um dos principais símbolos da Universidade. Além de exposições, o espaço também está disponível para a promoção de debates e colóquios que permitam a integração entre as Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento – e os órgãos da Administração Central.

Os interessados em visitar a exposição devem fazer o agendamento pelo e-mail espaco.memoria.usp@gmail.com – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens