Reitoria inaugura Espaço USP Integração & Memória no campus de São Paulo

O local poderá ser utilizado para a promoção de debates, colóquios e exposições que permitam a integração entre as Pró-Reitorias e os órgãos da Administração Central

27/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 27/09/2022 as 15:39
O espaço foi inaugurado com uma exposição de fotos que conta a história da construção da Torre do Relógio, um dos principais símbolos da Universidade – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP conta, agora, com um novo espaço para fomentar a integração de docentes e servidores técnicos e administrativos que trabalham no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, em São Paulo. Foi inaugurado hoje, dia 27 de julho, o Espaço USP Integração & Memória, que poderá ser utilizado para a promoção de debates, colóquios e exposições que permitam a integração entre as Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento – e os órgãos da Administração Central.

O espaço está localizado no segundo andar do prédio da Reitoria, onde antes estava a Pró-Reitoria de Graduação, que passou a ocupar o Anexo localizado no mesmo pavimento. “Este é um ambiente versátil para que as pessoas que trabalham no prédio possam ter um momento de confraternização e vai ao encontro da preocupação de nossa gestão com a qualidade de vida da comunidade acadêmica”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A ideia é que a área seja ocupada pelas Pró-Reitorias de forma alternada ou em conjunto. As próprias Pró-Reitorias deverão definir o tipo de atividade que será desenvolvido no local.

A iniciativa foi idealizada pelo chefe do Gabinete do Reitor, Arlindo Philippi Junior; pelo coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas; e pelo servidor técnico e administrativo da Reitoria, José Ricardo Barbosa.

“Este é um ambiente versátil para que as pessoas que trabalham no prédio possam ter um momento de confraternização”, afirmou o reitor – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O espaço foi inaugurado com uma exposição de fotos que conta a história da construção da Torre do Relógio, um dos principais símbolos da Universidade, que teve Freitas e Barbosa como curadores. Para o mês de agosto está prevista uma exposição sobre o Patinho Feio, o primeiro computador brasileiro, criado em 1972 na Escola Politécnica (Poli). No mês seguinte, será a vez de uma exposição iconográfica sobre a reforma e a ampliação do Museu do Ipiranga, que deverá ser reaberto ao público no próximo dia 7 de setembro.

No mesmo local, deverá ser criada uma estrutura permanente para a gravação de vídeos institucionais e para a transmissão ao vivo dos colóquios realizados.

O evento contou com a apresentação musical da pianista Natasha Ferrari e com a presença dos pró-reitores Aluísio Segurado, da Graduação; Márcio de Castro Silva Filho, da Pós-Graduação; Marli Quadros Leite, da Cultura e Extensão Universitária; Ana Lúcia Duarte Lanna, da Inclusão e Pertencimento; da pró-reitora adjunta de Pesquisa, Susana Torresi; além de dirigentes da Universidade, servidores técnicos e administrativos e docentes da Reitoria.

O espaço está localizado no segundo andar do prédio da Reitoria, onde antes estava a Pró-Reitoria de Graduação, que passou a ocupar o Anexo localizado no mesmo pavimento – Foto: Divulgação