Novos docentes podem solicitar apoio financeiro para iniciar suas pesquisas

Iniciativa prevê recursos de R$ 15 mil para auxiliar o professor no desenvolvimento de sua pesquisa

22/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/07/2022 as 15:37
Arte: Ana Júlia Maciel/ Jornal da USP
+ Mais

USP premiará jovens docentes que se destacam na pesquisa

USP premiará mães pesquisadoras que se destacam pela excelência acadêmica

Os professores recém-contratados pela Universidade poderão receber apoio financeiro para desenvolver seus projetos de pesquisa. O Programa de Apoio aos Novos Docentes da USP, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), prevê um auxílio de R$ 15 mil, pago via remanejamento orçamentário às unidades, com o objetivo de proporcionar a esses profissionais as condições iniciais para o estabelecimento de uma estrutura de pesquisa.

O professor deve utilizar os recursos para compra de material permanente e de consumo, pagamento de serviços de terceiros, diárias e passagens para o docente ou para seus pós-doutorandos ou alunos de pós-graduação e iniciação científica. Despesas com a publicação de artigos científicos poderão ser consideradas mediante análise da PRPI.

Paulo Alberto Nussenzveig – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A USP sempre buscou oferecer apoio inicial a docentes ingressantes para que consigam desenvolver mais rapidamente suas atividades de pesquisa. Consideramos essencial que a PRPI mantenha essa tradição e esperamos incrementar nossas formas de auxílio com o tempo”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.

A Pró-Reitoria concederá esse auxílio a professores em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) que entraram em exercício do cargo a partir de 5 de setembro de 2020. O docente poderá solicitar o auxílio em até dois anos após o início do seu exercício.

As solicitações poderão ser encaminhadas em dois momentos durante o ano: em fevereiro ou em agosto. As inscrições devem feitas pelas Comissões de Pesquisa e Inovação, por meio do Sistema Atena (Pesquisa Atende>Formulário>Nova Solicitação), com um resumo descritivo do projeto de pesquisa do docente, a publicação de sua contratação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e cópia do documento que ateste a data de início do exercício do cargo.

Para mais informações, consulte a página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.