Fotomontagem por Jornal da USP

Alumni USP Talks abre novo espaço para interação entre estudantes e egressos da Universidade

Primeira edição do evento será dia 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, São Paulo

12/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 20/09/2022 as 12:30

Texto: Rose Talamone

Arte: Adrielly Kilryann

Para ampliar ainda mais a interlocução da Universidade com a sociedade foi criado o Alumni USP Talks, um espaço para os egressos diplomados pela USP discorrerem suas trajetórias profissionais, suas contribuições para a sociedade e sobre a importância da formação recebida na USP.

Na sua primeira edição, que será realizada no dia 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus de São Paulo, as temáticas serão sustentabilidade ambiental, empreendedorismo e inovação.

As expectativas para o evento são grandes e a coordenadora do Escritório Alumni USP, professora Maria Helena Palucci Marziale já adianta que ele será anual. “O Alumni USP Talks surgiu da necessidade de novas estratégias para estimular os egressos a interagirem com a USP além da plataforma eletrônica. Por isso, foram criados espaços para que eles voltem a interagir com a academia, como o Alumni USP Talks e o Prêmio Alumni USP.”

Ainda segundo Maria Helena, os estudantes, durante sua formação, demonstram interesse na aproximação de experiências reais do mercado de trabalho que os auxiliam na conexão entre aspectos da teoria e prática e as metodologias ativas empregadas nos cursos da USP.  “A oportunidade de ouvir as experiências exitosas desses egressos sobre as atuais exigências do mercado, formas de atuação e gestão do trabalho certamente resultarão em aprendizagem.”

Maria Helena Palucci Marziale - Foto: EERP-USP

Os convidados para palestrar nesta primeira edição são “egressos de destaque pelas contribuições que realizam para a sociedade e cujas experiências no mercado de trabalho são fontes de conhecimentos para os estudantes e pontos para reflexão para os professores na avaliação dos cursos e programas de pós-graduação”, afirma a coordenadora.

Palestrantes

• Martina Müller, graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP e com mestrado em políticas públicas na Universidade de Harvard. Atualmente trabalha com cooperação para o desenvolvimento sustentável no Secretariado da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, com trabalho voltado ao clima/meio ambiente, igualdade de gêneros e parcerias;
  • Evandro Gussi, graduado em Direito na Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo, é doutor em Teoria do Estado pela USP. Atualmente é presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica);
  • João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira,  graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e pela Universidade de Michigan, é CEO da Latin America da Natura & Co Holding AS; e
  • André Felicíssimo, graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, é presidente da P&G.

Podem participar do evento egressos, estudantes, professores, servidores da USP e interessados nos temas sustentabilidade e empreendedorismo/inovação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui.

Alumni em números

Cadastrados no Alumni

Graduados no Alumni

Pós-graduados no Alumni