Texto sobre efeitos econômicos da pandemia pode premiar alunos da rede pública

19/06/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Freepik/Flaticon

.

Para incentivar estudantes a refletirem sobre problemas econômicos do País, o concurso Econoteen deste ano faz a pergunta: Quais são os principais efeitos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus sobre as famílias brasileiras?. Com esse tema, os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio da rede pública de São Paulo deverão desenvolver um texto e, se selecionados, poderão ganhar prêmios em dinheiro.

Para participar do concurso, que é promovido pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, o estudante deve se inscrever até o dia 10 de agosto pelo site neste link.  Depois, deve escrever uma dissertação que tenha entre 8 e 15 páginas a ser entregue do dia 14 de setembro a 5 de outubro de 2020, conforme as regras do concurso que podem ser conferidas aqui.

A escolha do tema deste ano foi feita com base na ideia de que a pandemia causada pelo coronavírus que o mundo está vivenciando traz diversas consequências para a sociedade, afetando particularmente empresas, famílias e governo. Um exemplo disso é a queda do nível de atividade econômica que gera forte redução no rendimento das pessoas e aumenta o desemprego. Em relação às consequências na sociedade, o isolamento social pode estar causando mudanças significativas no modo de viver das pessoas. Para levar outros pontos em consideração, a página do concurso destacou alguns impactos que podem inspirar na elaboração do texto para o concurso.

Os cinco textos selecionados por uma comissão julgadora ganharão como prêmio valores de R$ 1.500,00 (para o 1° colocado) e uma bolsa integral no Cursinho FEAUSP; R$ 1.000,00 (2° colocado); R$ 600 (3° colocado); R$ 500 (4° colocado); e R$ 400 (5° colocado). A entrega dos prêmios ocorre geralmente no início do próximo ano letivo durante solenidade na FEA-USP.

.

O Prêmio Econoteen busca aproximar alunos de escolas públicas e a Universidade de São Paulo, estimulando-os a pensar sobre os problemas de natureza econômica e a conhecer a graduação em Economia, mostrando quais os caminhos que o profissional da área pode seguir.

14o. Prêmio Econoteen

Inscrições: até 10 de agosto pelo site www.econoteen.fea.usp.br/inscricao