O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso Animação 2D Voltada para Jogos.
O objetivo é introduzir conceitos e técnicas e apresentar as ferramentas da área que são utilizadas no desenvolvimento de games. Há 18 vagas disponíveis e as inscrições, gratuitas, devem ser realizadas até o dia 25 de novembro ou enquanto houver vagas no Sistema Apolo.
O curso, voltado para estudantes de graduação dos cursos de computação, será realizado no dia 29 de novembro, das 19 às 23 horas, na sala 6-303 do bloco 6 do ICMC, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400 – Centro.
Ele será ministrado pela aluna Anayã Ferreira, sob coordenação do professor Fernando Osório. Confira os tópicos que serão abordados no curso.
Conceitos básicos de arte aplicados a jogos:
- conceitos de desenho tradicional;
- simplicidade;
- formas básicas;
- destaque;
- juntas.
Introdução a softwares para arte digital:
- interface;
- uso geral;
- ferramentas específicas.
12 princípios da animação voltados para jogos:
- comprimir e esticar (squash and stretch);
- antecipação (anticipation);
- encenação (staging);
- animação direta e posição-chave (straight ahead action and pose to pose);
- continuidade e sobreposição da ação (overlapping action and follow through);
- aceleração e desaceleração (slow in and slow out);
- movimento em arco (arcs);
- ação secundária (secondary actions);
- temporização (timing);
- exagero (exaggeration);
- desenho volumétrico (solid drawing);
- apelo (appeal).
- Técnicas de animação:
- tradicional: técnica de onion skin, procedimento básico;
- vetorizada: conceitos para preparação do personagem, animação com transforms, animação com bones.
Conceitos técnicos para arte em jogos:
- sprite sheets;
- formatos e tamanhos;
- detalhes exportando;
- dicas gerais.
Da Assessoria de Comunicação do ICMC
Mais informações: (16) 3373-9146, email ccex@icmc.usp.br