USP em São Carlos oferece curso gratuito de animação para jogos

O evento será ministrado no dia 29 de novembro por uma aluna do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP

17/11/2016 - Publicado há 7 anos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso Animação 2D Voltada para Jogos.

O objetivo é introduzir conceitos e técnicas e apresentar as ferramentas da área que são utilizadas no desenvolvimento de games. Há 18 vagas disponíveis e as inscrições, gratuitas, devem ser realizadas até o dia 25 de novembro ou enquanto houver vagas no Sistema Apolo.

O curso, voltado para estudantes de graduação dos cursos de computação, será realizado no dia 29 de novembro, das 19 às 23 horas, na sala 6-303 do bloco 6 do ICMC, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400 – Centro.

Ele será ministrado pela aluna Anayã Ferreira, sob coordenação do professor Fernando Osório. Confira os tópicos que serão abordados no curso.

Conceitos básicos de arte aplicados a jogos:

• conceitos de desenho tradicional;
  • simplicidade;
  • formas básicas;
  • destaque;
  • juntas.

Introdução a softwares para arte digital:

• interface;
  • uso geral;
  • ferramentas específicas.

12 princípios da animação voltados para jogos:

• comprimir e esticar (squash and stretch);
  • antecipação (anticipation);
  • encenação (staging);
  • animação direta e posição-chave (straight ahead action and pose to pose);
  • continuidade e sobreposição da ação (overlapping action and follow through);
  • aceleração e desaceleração (slow in and slow out);
  • movimento em arco (arcs);
  • ação secundária (secondary actions);
  • temporização (timing);
  • exagero (exaggeration);
  • desenho volumétrico (solid drawing);
  • apelo (appeal).
  • Técnicas de animação:
  • tradicional: técnica de onion skin, procedimento básico;
  • vetorizada: conceitos para preparação do personagem, animação com transforms, animação com bones.

Conceitos técnicos para arte em jogos:

• sprite sheets;
  • formatos e tamanhos;